Sinarq/BA participa do Projeto Rotas levando a perspectiva do uso de softwares livres para Arquitetura e Urbanismo ao interior mineiro

Nesta quinta-feira (20/07) o Sinarq/BA, através de sua vice-presidente Paula Moreira, participou do Projeto Rotas, organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) e pelo Colegiado de Entidades de Arquitetos e Urbanistas de Minas Gerais (CEAU-MG),  em Ipatinga (MG).  Paula é instrutora do Projeto Solare, que dissemina o uso de softwares livres entre arquitetos e urbanistas. Ela ministrou a oficina “Solare – Software livre para arquitetura e urbanismo” e participou de atividades integradas à iniciativa.  

O Projeto Rotas tem como objetivo atender às demandas dos arquitetos e urbanistas nas cidades do interior de Minas Gerais, incluindo aquelas sem escritórios do Conselho, por meio de viagens periódicas. Durante estas visitas, são realizadas fiscalizações, atendimento de denúncias e reuniões com órgãos gestores municipais. 

Paula Moreira destaca a importância da iniciativa ao levar a Assistência Técnica em Habitação Social (Athis) para as cidades do interior. “Fui positivamente surpreendida ao me deparar com a van do CAU/MG, que viaja pelo estado e trabalha com a Athis. Achei uma ação muito interessante, ainda mais neste momento em que estamos debatendo sobre a necessidade de termos mais arquitetos nos municípios”, destaca.